ROTTWEILER
Características: É musculoso, ágil e resistente. Pesa de 42 a 50 quilos. Desconfiado e com temperameno muito forte. Os ancestrais do rottweiler eram usados para conduzir o gado. No começo do século XX, foi considerado ideal para o trabalho policial.
Vantagens: É ótimo cão de guarda. Assim como o pastor, adapta-se bem a ambientes e espaços reduzidos.
FILA BRASILEIRO
Características: A raça surgiu do cruzamento de cães trazidos pelos holandeses, em 1631, com animais já encontrados no Brasil. Posteriormente, sofreu modificações para ser usada em guarda, caça e pastoreio.
Vantagens: Autoconfiante e destemido, impressiona pelo tamanho e latido
BOXER
Características: A raça descende de uma linhagem de cães conhecidos por toda a Europa desde o século XVI. O boxer era usado inicialmente como cão de lutas. Com o tempo, foi reconhecido como ótimo cão de guarda.
Vantagens: Está sempre alerta. Bom cão de companhia. Adapta-se bem a espaços pequenos e médios. Tem ótima audição, o que lhe permite detectar o local exato da invasão.
PASTOR BELGA
Características: Os belgas são considerados campeões na realização de várias atividades – provas de obediência, campeonatos de agility, pastoreio de ovelhas, flyball, exposições de beleza, cão de companhia e guarda.
Vantagens: É um cão mais ágil, com maior facilidade de locomoção e cobertura de territórios mais extensos estando sempre em alerta.
PITBULL
Características: Conhecidos por sua força, os PitBulls apresentam uma estrutura óssea e muscular muito desenvolvidas, com pescoço curto e grosso. A determinação e a inteligência do animal só não são maiores que a devoção que ele tem pelo dono.
Vantagens: Excelente cão de guarda, intimida o invasor pelo porte e pelo latido e responde rápido a qualquer estímulo. Reage com violência a agressões.